Muros Invisíveis – Afroempreendedores em Paracatu – #05

Neste episódio da série de debates Muros Invisíveis, Rose Bispo recebe Adelson Caetano Barbosa e Ênia Lesliê Moreira Mendanha para uma conversa sobre saúde, cuidado e transformação.

Adelson Caetano Barbosa é enfermeiro formado pela primeira turma do curso de Enfermagem da UniAtenas. Com pós-graduação em Urgência e Emergência, UTI, Saúde Mental e Docência em Enfermagem, iniciou sua trajetória profissional em 2021 no Hospital de Uberlândia Medical Center. Em 2022, passou a atuar no Hospital Municipal de Paracatu e, em 2024, assumiu a coordenação do Caps e a Superintendência de Administração Hospitalar da cidade, com foco em uma gestão eficiente e humanizada dos serviços de saúde.

Ênia Lesliê Moreira Mendanha é psicóloga, especialista em saúde emocional, psicologia positiva e desenvolvimento pessoal. Mulher negra, quilombola e mãe, atua com estudos em TCC, tanatologia, perinatalidade, psicanálise e práticas sistêmicas. Atende mulheres em Paracatu e em mais de nove países, com foco no apoderamento feminino e na escuta racializada. Sua missão é ajudar mulheres a ressignificarem suas histórias e feridas emocionais com amor, autocompaixão e autorresponsabilidade.

A mediação é de Rose Bispo, quilombola, capoeirista, percussora da cultura afro-brasileira e gestora da Igualdade Racial em Paracatu.

A série faz parte da exposição Muros Invisíveis, contemplada via Plataforma Semente, uma iniciativa do Ministério Público de Minas Gerais. A mostra está em cartaz até 5 de outubro, na Praça da Matriz, em Paracatu (MG).

Acompanhe essa série de 20 episódios, onde vozes diversas compartilham experiências de vida que inspiram e provocam reflexões sobre identidade, cultura e futuro.

Leave A Reply